momento leitora!!

Padrão

Olá girls, hoje irei responder um comentário da nossa querida Taís que creio que é a dúvida e o desespero de muitas pessoinhas por aí, e foi a minha (e acho que ainda temo.) .

Bom todos nós sabemos que a área da Moda é COMPLICADÍSSIMA nada de cara acontece, nada de cara fica perfeito e surge do sol, certo? Não querendo ser clichê mais já sendo, a moda é para Q.I, ou seja, quem indique, as pessoas consegue seus primeiros ponta pés á custa de outra pessoa, caso ao contrário nada feito.

Você estudante de Moda ou apenas adoradora e está naquela LUTA de como iniciar ou como conseguir o primeiro emprego e se vê em meio de uma confusa sem início, aqui vai um dica de quem passou e as vezes passa por isso,sente esses mesmos medos e receios de vocês e pensam ou estão pensando em DESISTIR, só não esqueça de uma coisa DESISTIR JAMAIS!!

  1. Está iniciando algum curso de moda? Se estiver belezinha segue em frente, faça contatos, peça dicas dos professores e logo se endireita em qual área da moda você quer seguir, e lembre-se MODA tem várioooos meios… Perceba qual e seu dom, seu domínio, sua facilidade o seu amor. Se não estiver AMIGA corra você precisa iniciar de algum modo, em alguma escola corra minha filha! E cuidado com os valores absurdos que muitas escolas propõem á você. ( decorrer da matéria indico algumas escolas.)
  2. Currículo! esqueça isso não existi para você profissão de ARTE, o seu negócio é Portfólio, ok?  Elabore uma pasta com todas as suas habilidades, bonitinha e que seja bem clara, expõem logo seu objetivo e pelo amor de deus esqueça suas experiência antes da entrar na MODA, nada de balconista, caixa, assistente adm… blah blah
  3. Sites de estágios! Eis que surge Ciee, Nube e Portal Fashion. (confesso que nunca consegui nada no portal fashion, existe vários classificados bons, porém nada chama! :p ) Cuidado em sites falsos, vamos seguir o bonitinho e o conhecido.  Outra dica acessa os sites das marcas ou lojas que você gostaria de trabalhar e tcharãn se joga amiga faça seu próprio “merchan” e persistência sempre, um dia alguém perceberá que você está afim MESMO de trabalhar por lá.. pesquisa explore a marca e faça um belíssimo trabalho e mostre á essa empresa seu dom.
  4. NUNCA DESISTE ! NUNCA NUNCA NUNCA... dias desanimados..dias sem nada para pensar e fazer… porém QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA!
  5. Faculdades e Escolas de Arte expõem os Portfólio dos alunos, procure o espaço do seu curso e garante seu pedacinho no painel.
  6. Freqüente os lugares Cool dessa gente, e de novo FAÇA CONTATOS eles serão os “SEU Q.I” entendeu?
  7. Twitter? é o Twitter pode também te ajudar a buscar emprego, pessoas influentes publicam lugares que estão pegando ou se eles próprios (estilista e marcas) estão buscando novos talentos.
  8. Saía de manhã numa segunda-feira nos polos de moda de São Paulo, tais como Bom Retiro e o Brás e distribuam seus Portfólio, andam bastante e melhor disso tudo você acaba conhecendo marcas bacanas com idéias geniais e detalhe os focos da liquidações. *-*

Bom espero ter ajudado ou encaminhado algumas de vocês… BOA SORTE Meninas e Meninos esse mundo é complicado porém bem equilibrado!

Eu comecei na área por meio de um estágio e consegui ele pelo o CIEE, foi em um momento bem desesperador precisava estagiar e parecia que nada funcionava, no último ano da facu eis que alguém penso em mim e  me ligou em uma tarde de quinta-feira dizendo para começar a estagiar em uma confecção de Jeans. E até hoje eu estou lá, não mais como estagiaria mais sim como Estilista (Assist.)  Portanto gente não desista, e é até bom expor tudo isso por que serve de conselho e de um incentivo.  Mais confesso que por todo esse tempo, o pensamento negativo bateu na minha cabeça, me deixou por alguns dias desamparada e pensando o que estaria fazendo alí.

Porém tive meus momentos felizes, horas!? Estou trabalhando na área conhecendo bastante gente e ganhando experiência , percebi também que não é só na construção no estilismo que quero me aperfeiçoar, descobri que gosto da informação, da pesquisa e adoro conversar… pensei em fazer faculdade de jornalismo, mais acho muito intenso demais, penso até hoje em fazer Design Gráfico, sou apaixonada por ilustração (acho que já perceberam no blog.) por trabalhos manuais e digitais, acho tudo isso bem curioso, além de também desejar a ARQUITETURA em minha vida, e percebi que quero tanta coisa mais  não sei como iniciar. E me vejo na mesma situação de você Taís e de todos os leitores que não sabem o que fazer só sabem que AMAM MODA, eu ainda estou em dúvida do que eu realmente quero no mundo da MODA, pois existe muitos meios e trilhões de possibilidades.

Algumas instituições:

entre outras…tem bastante viu!!

Uma dica se caso você for partir logo para a faculdade de design de moda, o indicado é fazer algum curso paralelo antes,pois na faculdade você terá que entrar com alguma noção de modelagem, desenho seja ele no corel ou na mão… pois aprender a seco na faculdade é complicado, viu. Lá você terá noções nada muito complexo.

Espero que eu tenha ajudado ou a orientando alguém rsrs , me enviem mais sugestões ou criticas, é sempre bom saber o que vocês estão pensando!!!

Boa Noite ^^


Uma resposta »

  1. Oi linda…
    nossa li a postagem, e realmente você descreveu todas as fases e dificuldades que nos deparamos em todos os sentidos… e concordo com vc há tantas possibilidades profissionais que não sabemos nem ao menos por onde começar,
    amo seu blog… Beijão flor*

Deixe um comentário

